logoESCOLAfinal.png
ENTENDA NOSSA ESCOLA:
num1.png

 

REDE DIGITAL ESCOLA MARIA DE CANÁ

 

Tem por missão oferecer formação católica de qualidade através das novas mídias digitais e novas tecnologias aplicadas à educação e ao ensino religioso. Como “escola digital de formação católica”, desejamos nos tornar referência profissional na formação das futuras gerações católicas aliando conhecimento, tecnologia e testemunho de vida cristã. Temos por princípios e valores três pilares que orientam nosso apostolado educacional:

 

 

num2.png

 

ESPIRITUALIDADE DE CANÁ

 

A Escola Maria de Caná nasce e se alimenta da espiritualidade do Evangelho das Bodas de Caná (Jo 2,1-12) como fruto maduro do carisma dos Servos de Maria de Caná e tem em Nossa Senhora de Caná, não apenas uma referência devocional, mas também sua inspiração constitutiva. O conselho maternal da Virgem para que se faça tudo o que Jesus disser (Cf. Jo 2,5) nos interpela ainda hoje a empreendermos todo o esforço necessário para que a transformação do saber aconteça na Igreja e na sociedade.

 

 

num3.png

 

DOUTRINA CATÓLICA

 

O Catecismo da Igreja Católica e os documentos magisteriais são a base e o fundamento teórico de todo conteúdo proposto pela Escola Maria de Caná. A oferta desse tipo de formação em atitude dialogal através das novas mídias digitais e novas tecnologias é um desafio que se impõe para o anúncio da verdade cristã às novas gerações. Somente através de um processo catequético inteligente e integrado será possível promover uma adesão de fé consciente e comprometida com os valores do Evangelho.

 

 

num4.png

 

AMOR DE DEUS

 

Qualquer conteúdo de fé é vazio se não atinge a dimensão existencial do indivíduo. A Escola Maria de Caná busca integrar conhecimento e vida, razão e fé, reflexão e experiência. No vértice de nossa proposta pedagógica está a graça da efusão do amor de Deus, que se constitui como meta e paradigma de toda ação educacional desenvolvida pela Escola. O amor enquanto caminho metodológico nos possibilita crer numa humanidade melhor “porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

 

 

Atualmente desenvolvemos duas frentes de atuação: Projeto WhatsCaná e Projeto Galileia.

 

O Projeto WhatsCaná se destina a formar leigos católicos comprometidos com seu crescimento pessoal e comunitário. Oferecemos cursos livres de curta duração (4 semanas) sobre os mais variados temas, disponibilizados integralmente na plataforma do whatsapp. Cada curso oferece uma vídeo-aula (45 min.) e dois fóruns temáticos (1h30min.) por semana. Os alunos são adicionados em um grupo específico de whatsapp onde são disponibilizadas as aulas e onde acontecem os fóruns mediados por um tutor para otimizar as interações entre os participantes. O WhatsCaná é formação inovadora de qualidade ao alcance de todos e em todos os lugares.

 

O Projeto Galileia tem esse nome porque foi na região da Galileia que Jesus Cristo viveu e exerceu seu ministério: Nazaré, Caná, Cafarnaum, etc. Uma região discriminada, mas escolhida por Ele para o anúncio da boa nova. A Galileia faz parte da identidade cultural de Jesus, que era reconhecido como galileu. Através desse projeto, a Escola Maria de Caná visa estabelecer parcerias e convênios com dioceses, paróquias, grupos e agregações eclesiais para ofertar a formação demandada com profissionais qualificados e em consonância com a inovadora proposta educacional da Escola. Os workshops, seminários e cursos são desenvolvidos de forma personalizada e de acordo com a carga horária acordada.